terça-feira, 7 de maio de 2013

João Duarte - fotos, e um bocado de história sobre esta personalidade.


                               


                                A "Barcelense" organizava-se segundo o modelo típico do corporativismo industrial da época, incorporando serviços de creches, bairros de habitação operária, e uma série de apoios sociais em questão.



                               João Duarte fundou também, em 1923, a "Fábrica de Fiação e Tecidos de Barcelos" em 1945 a "Empresa Têxtil de Barcelos - TEBE", que se dedicava ao fabrico e confecção de malhas de nylon e algodão, desligando-se mais tarde destas duas empresas.


                              Estas primeiras empresas foram como que as "escolas", formando não só mão-de-obra mas também novos empresários. Daqui saíram muitos operários para fundarem a sua própria empresa, muitas vezes incentivados e apoiados, técnica e financeiramente por João Duarte. (fonte: Revista da Faculdade de Letras - Geografia I Série, vol XV/XVI, Porto, 1999-2000, pp. 181-197).
 João Duarte foi o grande impulsionador da indústria da malha em Barcelos. A primeira empresa no concelho, a "Barcelense", foi fundada em 1921 e empregava, para a época, grandes contingentes de mão-de-obra recrutada localmente (400-500 operários) e oriunda principalmente da actividade agrícola.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets